Quem somos



Olá! Seja bem-vindo! Somos a FAMÍLIA ALEGRIA (um grupo de jovens da Igreja Presbiteriana de Cana Verde - MG) que leva o Nome e o Projeto de Jesus Cristo até o coração de crianças, adolescentes, e suas famílias. Fazemos evangelismo com canções, histórias Bíblicas e teatro.
Nas Férias de Julho todos os anos temos a EBF (Escola Bíblica de Férias), um tempo muito especial, onde nos alegramos e compartilhamos momentos inesquecíveis com todas as crianças da cidade e região...

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6 / MATEUS 21-14,16 14 Os cegos e os mancos aproximaram-se dele no templo, e ele os curou. 15 Mas quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que Jesus fazia e as crianças gritando no templo: “Hosana ao Filho de Davi”, ficaram indignados, 16 e lhe perguntaram: “Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo?” Respondeu Jesus: “Sim, vocês nunca leram: “ ‘Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’?




Conheça mais o nosso trabalho: → Fotos
                                                      → Vídeos


▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄


Nossa Igreja

IGREJA PRESBITERIANA DE CANA VERDE
R. Carmelita Carvalho Garcia, 79 – Centro - Cana Verde / MG
 CEP: 37.267-000 
Fundada: 09.04.1967 - Organizada em 09.03.1997
Presbitério Alto Rio Grande - Sínodo Oeste de Minas

História:

              Eduardo Carlos Pereira foi ordenado Pastor em 1881, enviado para o campo na cidade de Campanha/MG. Visitava o extenso campo a cavalo e como Ministro Protestante sofreu tenaz perseguição pelo clero romano. Durante sete anos exerceu o pastorado no interior de Minas. Ao norte de Campanha ficava a cidade de Lavras do Funil, onde o Rev. Eduardo Carlos Pereira envolveu-se numa notável discussão pública com três padres, que durou três horas e meia, na qual conseguiu provar, com a Bíblia na mão, o quanto algumas doutrinas estão distantes da verdade. Um fruto oculto desta discussão veio posteriormente a lume. Ao encerrar-se uma semana de reunião de oração, em janeiro de 1884, surgiu um pedido urgente de Cana Verde, vila a trinta milhas ainda mais ao norte. O pedido partia de um moço cujo primeiro interesse pelo Evangelho foi despertado pela discussão em Lavras. Só em abril daquele ano foi possível ir até lá, dado a péssima situação das estradas durante a estação das chuvas. A vila da Cana Verde não tinha mais de mil habitantes e nesta ocasião ele deixou 60 Bíblias e Novos Testamentos. No retorno, o Rev. Eduardo encontra cerca de 15 pessoas prontas para serem recebidas na Igreja. No mesmo ano, já depois da reunião do Sínodo, viria ser organizado o Trabalho Presbiteriano em Cana Verde.  
             O próximo Pastor foi o Rev. Zacarias de Miranda, assumiu o campo no ano de 1888. Cinco anos depois, em 1893, o Rev. Samuel R. Gammon em sua primeira viagem evangelística, partindo de Lavras, atravessou o Rio Grande, dirigiu-se para a Vila de Cana Verde, um dos primeiros núcleos de crentes naquela zona de Minas Gerais. A acolhida foi favorável e as reuniões em Cana Verde foram bem sucedidas. De volta a Lavras, no domingo seguinte foi muito animador, receberam um bom número de crentes que vieram de Cana Verde a fim de participar da Santa Ceia.
            Alguns dos primeiros presbiterianos em Cana Verde foram: o Sr. Salathiel da Costa Cardoso (descendentes em Campo Belo), a Sra. Alvina Costa Cardoso (que posteriormente mudou-se para Campo Belo, tornando-se a primeira presbiteriana daquela cidade), o Sr. João de Souza, Bárbara de Souza (tornou-se professora no Colégio Kemper em Lavras), a Sra. Rita Freire Cardoso, a Sra. Maria Augusta Cardoso entre outros. De 1884 a 1951, os presbiterianos que não se mudaram de Cana Verde, praticavam a sua fé nos lares e a partir de 1952, passaram a freqüentar os cultos no Templo do Cerradinho (Povoado de Cana Verde). Uma nova etapa inicia-se aos nove dias do mês de abril de 1967 com os trabalhos evangelísticos “sem interrupção” na Congregação Presbiteriana de Cana Verde. O primeiro culto realizado foi pelo Rev. Samuel Brust (1919-1981) na casa de Dona Suzana Silva Cardoso, Maria Izabel Cardoso e Ailton Silvio Cardoso. 
                 Os trabalhos eram realizados aos domingos (12 e 19 hs) e às quintas às 19 hs. No dia 04 de junho do mesmo ano, deu-se início a 1ª E.B.D (Escola Bíblica Dominical) com 13 alunos na classe Rev. Eduardo Carlos Pereira e 11 alunos na Classe Rev. Zacarias de Miranda (as classes foram assim denominadas em homenagem aos pastores pioneiros do trabalho presbiteriano em Cana Verde). A inauguração do “Templo Presbiteriano” se deu no dia 25 de dezembro de 1969 pelo Rev. Samuel Brust. A S.A.F (Sociedade Auxiliadora Feminina) foi organizada em 29 de novembro de 1967; a U.M.P (União de Mocidade Presbiteriana) em 1º de janeiro de 1974.
                A Congregação Presbiteriana de Cana Verde foi organizada no dia 09 de março de 1997, na ocasião pastoreada pelo Rev. Cláudio Elias da Rocha, que também foi o responsável pela ampliação do Templo. São 127 anos de história, lutas e vitórias, sempre crendo nas maravilhosas promessas de Deus. Assim podemos dizer: “A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles”. Esdras 8:22. E também: “Ebenézer... Até aqui nos ajudou o SENHOR.” 1º Samuel 7:12. E confiando na promessa de Cristo que disse: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16:18, caminharemos. AMÉM!

Bibliografia:
*Jornal Presbiteriano- ano 40 – Out./ 1999
*História da I.P. do Brasil – Vol. I – Júlio Andrade Ferreira – 1959
*Assim Brilha a Luz – Vida de Samuel R. Gammon e Clara Gammom – 1959
*História Pitoresca de Campo Belo e reminiscências de minha vida – Vagner Cardoso –        1998
Responsável pela pesquisa: Vicente Freire Barbosa (Prof. de História e Secretário Municipal de Cultura)
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
 
Gostou ?
Entre em contato conosco, acesse nossa página de Contatos Clicando aqui <